União das freguesias de Antas e Abade de Vermoim

História de Antas

A Igreja de Santiago de Antas, situada em Antas, Vila Nova de Famalicão, está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1958. De estilo românico tardio, apresenta já alguns elementos do gótico.Começou, no século XIII, por ser a igreja de um mosteiro. Segundo uma pesquisa do Professor Eduardo Santos Carneiro e da Dra. Ana Paula da Quinta Castro Faria Carneiro, sabe-se que pertenceu ao antigo Mosteiro da Ordem do Templo.

Há documentos comprovativos de que em 1549 era propriedade dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.

Entretanto o mosteiro desapareceu, tendo apenas resistido a igreja que é, presentemente, igreja paroquial, classificada como imóvel de interesse público pelo Decreto 42 007 de 6 de Dezembro de 1958.

Na opinião de vários especialistas em história da Arte, a Igreja de Santiago de Antas é um monumento construído “entre o segundo e o terceiro quartel do século XIII com tipologia arquitectónica românica de transição para o gótico".

Relativamente à data de edificação desta igreja, Carlos Alberto Ferreira de Almeida refere: “Temos (…) nesta igreja três oficinas diferentes, a primeira das quais poderá datar-se dos derradeiros anos do século XII e a última da segunda parte de Duzentos”.

× Sucesso! A sua Ocorrência será tomada em consideração.